Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil

mundial Bicentenário
Página Inicial > Pastoral Juvenil > Ação Fraterna

Ação Fraterna Salesiana

É um dos muitos membros da Família Salesiana do Nordeste.

Para participar da Ação Fraterna exige-se apenas que o candidato tenha sido aluno de uma casa de formação e sinta-se grato a Dom Bosco pela orientação recebida durante aqueles anos. Os membros da Ação Fraterna não assumem nenhum compromisso financeiro, nem de qualquer outra espécie, a não ser o de mostrar-se digno filho de Dom Bosco.

Para realizar uma aspiração que desde algum tempo rondava as mentes, o inspetor Pe. Orsini teve a feliz iniciativa de reunir em Jaboatão, a 22 de outubro de 1988, um grupo de salesianos dispensados dos votos, para um dia de familiar camaradagem, lembrança dos tempos passados, propostas de cooperação para o porvir. Era mais uma iniciativa para comemorar condignamente o centenário do falecimento de Dom Bosco, o célebre “Dom Bosco-88”.

Na reunião inicial os participantes rejeitaram o título de ex-salesianos, tolerando o de “salesianos externos”. Salesianos somos, pois a profissão imprimiu em nossa alma esse caráter, foi o brado animoso, embora pouco teológico, dos presentes. A intervenção do Pe. João Batista Costa lembrando que, segundo a nova mentalidade, compete também aos “salesianos externos” manter vivo o espírito de Dom Bosco e afirmando que “a casa salesiana é vossa por diversos títulos”, arrancou vibrantes aplausos. Um dos participantes fez notar: “Estou mais em família com vocês do que com meus irmãos. Vim para o aspirantado com 12 anos. Com vocês passei minha adolescência e juventude, brinquei, tive minhas horas alegres, e tristes também, recebi a mesma formação, tenho as mesmas recordações e mesmo vocabulário. O dia de hoje é para mim um dia inesquecível”.

Com um número variável entre duas e três dezenas de participantes, o encontro vem se repetindo anualmente na segunda quinzena do mês de janeiro. Se o amável leitor conhecer algum ex-aluno das casas de formação que ainda não participa da Ação Fraterna, queira encaminhá-lo para o endereço da casa inspetorial, onde lhe serão fornecidos melhores esclarecimentos, para que se torne cada vez mais digno filho querido de Dom Bosco.

Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil Rua Estado de Israel, 386 - Ilha do Leite - Recife/PE Fone: (81) 2102.0800