Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil

mundial Bicentenário
Página Inicial > Pastoral Juvenil > Comunicação Social

Comunicação Social

Um pouco de história

Dom Bosco tinha uma compreensão ampla da Comunicação Social. A carta que escreveu sobre a difusão de livros bons serve come uma carta magna para exprimir sua visão empreendedora, mas principalmente sua fé e o seu coração apostólico.

A Comunicação Social era para ele um campo prioritário de missão: “Esta difusão de livros bons é um dos fins principais de nossa Congregação. Peço-lhes e suplico, portanto, que não descuidem esta parte importantíssima de nossa missão” . Considerava a Comunicação Social um meio importantíssimo para a missão: “Por isso, querendo vê-los crescer cada dia em zelo e em méritos diante de Deus, nos deixarei de sugerir-lhes de vez em quanto os vários meios que considero melhores para tornar mais frutuoso o ministério de vocês. Entre estes o que desejo recomendar-lhes vivamente, para a glória de Deus e a salvação das almas, é a difusão de livros bons. Não duvido de chamar Divino este meio, porque o próprio Deus o utilizou para a regeneração humana” .

Além da imprensa e da “difusão de livros bons”, ele utilizava todos os instrumentos e linguagens de comunicação disponíveis em seu tempo para a educação: o teatro, as academias, a música…

Dom Bosco havia intuído também a força da informação para a animação de sua família espiritual e para a mobilização da sociedade na sua missão. A criação do “BOLETIM SALESIANO” respondia justamente a esta finalidade.

A visão de Dom Bosco foi levada adiante em forma dinâmica pelos seus sucessores, como se pode demonstrar pelos escritos de todos os Reitores Mores, dos Capítulos Gerais, da documentação histórica da Congregação .

Missão

Segundo o Dicastério da Comunicação Social, a missão do setor é animar a Congregação Salesiana neste âmbito. De modo específico:

  • promovendo a ação no setor, para que esteja inteiramente a serviço da missão salesiana de educação e evangelização dos jovens, especialmente dos mais pobres (Cf. Constituições 6 e 137):
  • conscientizando sobre a importância da comunicação na missão salesiana e da sua eficácia educativa e apostólica (Constituições art. 43; Regulamentos 32).
  • acompanhando e sustentando os inspetores na tarefa que lhe é atribuída pelos Regulamentos Gerais (Regulamentos art.31).
  • potencializando os canais de informação e de diálogo dentro e fora da Congregação e da Família Salesiana (Cf. Regulamentos 33)
  • cuidando da qualidade da ação salesiana e a formação no campo da comunicação social (Cf. Regulamentos art. 82)
  • coordenando os centros e as estruturas que a Congregação administra neste campo (Cf. Contituições 137).

Segundo documentos e orientações da Congregação, a Comunicação Social: Em tudo o que se refere à educação dos jovens, ele atua dentro da equipe de pastoral juvenil” (CG23, 259; ACG 338, p. 61s).

Publicações e veículos inspetoriais:

Nordeste Hoje

Informativo semanal que serve como instrumento de formação e comunhão, noticiando a vida cotidiana da nossa Inspetoria em todas suas presenças. Essa partilha semanal de informações é enviada por e-mail para mais de 800 pessoas, entre salesianos, religiosos, funcionários, membros da família salesiana e demais interessados.

Nordeste Jovem

Revista trimestral voltada principalmente para os jovens atuantes em nossas obras, sejam da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) ou de outras pastorais. Traz temas ligados à realidade juvenil e ao mundo salesiano, notícias, calendário de atividades e sugestões para trabalho em grupo. Tem atualmente tiragem de 6.000 exemplares, distribuídos principalmente entre as casas salesianas.

Site

Atualizado semanalmente com as notícias do Nordeste Hoje e demais.

Publicações Diversas

Além de publicações mais específicas, como PEPS, Plano de Ação, Capítulos Inspetorias, etc., a inspetoria também publica importantes subsídios, como os livros para as Colônias de Férias (anual) e instrumentos de formação para diversos setores da Pastoral Juvenil.

Eventos da AJS

A Inspetoria Salesiana do Nordeste se responsabiliza pela confecção de cartazes e colabora na organização dos grandes eventos da Articulação da Juventude Salesiana, como Romarias, Vigílias e Festivais.

Rádios educativas

A Inspetoria Salesiana do Nordeste vem desenvolvendo depois de muitas dificuldades um importante trabalhado com rádios comunitárias. Hoje, a Inspetoria conta hoje com duas rádios, ambas no Estado do Ceará. Também no apoio às iniciativas das comunidades, colabora e assessora na medida do possível duas iniciativas de rádios comunitárias: uma na cidade de Abreu e Lima em Pernambuco e outra e Matriz de Camaragibe, em Alagoas. Tudo indica ser a inspetoria salesiana que mais tem desenvolvido trabalhos com esse importante meio de comunicação.

Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil Rua Estado de Israel, 386 - Ilha do Leite - Recife/PE Fone: (81) 2102.0800