Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil

mundial Bicentenário
Página Inicial > Família Salesiana > Salesianos Cooperadores

ASSOCIAÇÃO DOS SALESIANOS COOPERADORES

Uma associação, na sua maioria formada de leigos, mas também com a presença de diáconos, padres, bispos, religiosos e religiosas, jovens, adultos que buscam viver o espírito salesiano nas situações cotidianas da vida.

Cada membro busca a própria santificação e a cristianização do mundo através do carisma salesiano. A associação é regida pelo Projeto de Vida Apostólica (PVA), texto que regula o funcionamento da associação e mostra que caminho deve seguir o Salesiano Cooperador dentro da Igreja e na sociedade.

Fundação:

A Associação dos Salesianos Cooperadores foi fundada por São João Bosco em 1876.

Vocação e Missão:

O Salesiano Cooperador pode prestar seu serviço em diversos âmbitos da Igreja, da família salesiana e da sociedade. Os que têm uma vocação específica, ordenados ou consagrados, levam o jeito de ser salesiano em sua bagagem pastoral. Cada associado, pode ainda apoiar as obras de outros ramos da família salesiana, ou abrir obras próprias.

Sua ação, está voltada a contribuir para o crescimento humano e cristão dos seus membros e, difunde os valores do carisma salesiano no próprio ambiente. Desenvolve sua atividade com simplicidade, otimismo, criatividade, vivência comunitária, espiritualidade eucarística e mariana. Está aberto a todas as formas de apostolado, mas cultiva como preferenciais: a catequese, a formação cristã, a animação de grupos, a assessoria aos movimentos juvenis e familiares, a colaboração em centros educativos e escolares, o serviço social entre os pobres, a comunicação social, o engajamento na pastoral vocacional, o trabalho missionário e dará uma especial atenção à participação nos conselhos tutelares, fóruns regionais e onde quer que se trate dos direitos da criança e do adolescente. (PEPS - Projeto Educativo Pastoral dos SSCC).

Ser SSCC é um dom, mas é também uma escolha livre. Trata-se de uma adesão à missão salesiana, assumindo o modo bosquiano de viver o Evangelho.

Quem pode participar?

Qualquer cristão, independente de condição social, cultural, raça ou língua. Cada membro, poderá ter um modo especial de viver o Evangelho, de traduzir a Boa Nova do Senhor, onde quer que viva e atue, seguindo o exemplo e a caminhada traçados por D. Bosco e aprovada pela Igreja de Jesus Cristo.

Presença:

No mundo todo os Salesianos Cooperadores são mais de 35.000. Engajados em várias obras para a educação juvenil e assistência às camadas populares. No nordeste brasileiro são 19 centros de Salesianos Cooperadores.

Amigo leitor, você pode também fazer parte desta grande família como salesiano cooperador. Entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em acompanhar-te e dar-te outras informações.

Coordenador:
Írio Vieira Coutinho Abreu Gomes
Email: iriocoutinho@uol.com.br
Site nacional: www.salesianoscooperadores.org
Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil Rua Estado de Israel, 386 - Ilha do Leite - Recife/PE Fone: (81) 2102.0800