Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil

mundial Bicentenário
Página Inicial > Pastoral Juvenil > Escola Superior

Escola Superior

“A escola salesiana nos diversos níveis, os centros profissionais e as instituições de educação superior promovem o desenvolvimento integral do jovem mediante a assimilação e a reelaboração crítica da cultura e a educação para a fé, tendo em vista a transformação cristã da sociedade” (R 13 –nova formulação recebida no CG26, introduzindo a educação supe¬rior como espaço educativo salesiano).

A Faculdade Salesiana do Nordeste e o Instituto Salesiano de Filosofia – INSAF são instituições de ensino superior, de inspiração cristã, caráter católico e índole salesiana:

  • Enquanto instituições de educação superior, são comunidades acadê¬micas, formadas por docentes, estudantes e pessoal administrativo, que promovem de modo rigoroso, crítico e propositivo o desenvolvimento da pessoa humana e do patrimônio cultural da sociedade, mediante a pesquisa, a docência, a formação superior interdisciplinar e contínua e os diversos serviços oferecidos às comunidades locais e nacionais.
  • Enquanto instituições de inspiração cristã e de caráter católico se empe¬nham, de modo especial, na promoção dos valores cristãos e católicos, reafirmando o primado do homem sobre as coisas, do espírito sobre a ma¬téria, da ética sobre a técnica, de modo que a ciência e a técnica estejam a serviço do homem.
  • Enquanto instituições de índole salesiana buscam inspiração, para suas ações, no Sistema Preventivo de Dom Bosco que se fundamenta no tripé ra¬zão, religião e amabilidade. Encarna-se este sistema na pessoa do educador e se revela num estilo acadêmico e educativo de relacionamentos, baseado na presença amiga, disponibilidade, humildade e simplicidade, compreensão e firmeza, e apreço pelos jovens, especialmente das classes populares.

De acordo com as disposições do Projeto Educativo Pastoral da Inspe¬toria Salesiana do Nordeste, a CEP das Instituições de Ensino Superior, é constituída pelo diretor geral, pelo diretor administrativo, pelo diretor acadêmico, pelos coordenadores de curso, por representantes dos pro-fessores, dos alunos e do corpo técnico administrativo. Sendo, portanto, a CEP instrumento eficaz para promover e garantir a identidade carismática salesiana, tornando-se ponto de convergência e confronto para a melhoria da qualidade de ensino e para a co-responsabilidade na prestação de serviços à comunidade acadêmica e local.

Faculdade Salesiana, como instituição da educação nacional, tem por objetivos, nas áreas dos cursos que ministra:

  1. estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito cientí¬fico e do pensamento reflexivo;
  2. formar profissionais nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção e transformação do mundo do trabalho e parti¬cipação pró-ativa do desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação continuada;
  3. contribuir e favorecer o fortalecimento da cidadania mediante uma formação de cunho ético, estético e moral, comprometido com as estruturas democráticas e mediante uma atuação competente e politicamente responsável;
  4. incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver a compreensão do ser humano e do mundo em que vive;
  5. promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, da publicação ou de outras formas de comunicação;
  6. suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integran¬do os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
  7. estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais;
  8. prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
  9. promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica.

A Faculdade Salesiana é um espaço de evangeli¬zação, isto é de acompanhamento do crescimento dos jovens na fé. O mundo universitário, como espaço particular para a evangelização, exige, no entanto, uma grande capacidade de diálogo com a cultura própria deste mundo juvenil.

Para conhecer mais a Faculdade Salesiana, sediada em Recife, acesse o site da instituição:
http://www.fasne.edu.br
Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil Rua Estado de Israel, 386 - Ilha do Leite - Recife/PE Fone: (81) 2102.0800