Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil

mundial Bicentenário
Página Inicial > Quem Somos

Quem Somos

Entrada da Inspetoria

INFORMAÇÕES
Rua Estado de Israel, 386 - Ilha do Leite
50070-420 - Recife - PE
Fone:(81) 2102.0800
C.G.C. - 10.816.775/0001-93
Insc. Est. - 18.1.002.0001609-5

ATIVIDADES
Animação geral da Inspetoria, Assessoria às obras.

DIRIGENTES
P Diego Vanzetta - Inspetor
P. Robson Barros - vice-inspetor
Ir. Antônio Cibin - Ecônomo

Quem Somos

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos reconhecidos na Igreja Católica como instituto religioso clerical, de direito pontifício, dedicado às obras de apostolado, a partir de 1o. de março de 1869. Somos ainda, uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar onde somos chamados, trabalhemos, o desenvolvimento integral dos jovens através da educação e da evangelização. Acreditamos que a nossa total dedicação aos jovens é o nosso melhor presente à humanidade.

A Congregação Salesiana conta, hoje, com 11.069 sacerdotes, 17 diáconos e 2.317 coadjutores que trabalham lado a lado em comunidades a serviço dos jovens de todo o mundo. (Fonte. CG26, 21)

Vocação e Missão:

Educação e evangelização estão no centro de nossa missão. O serviço ou projeto educativo pastoral que realizamos objetiva a promoção integral da pessoa. A opção pelos jovens se traduz em tornar profunda a nossa credibilidade como `sinais e portadores do amor de Deus` para cada um deles.

A nossa opção preferencial é trabalhar no meio dos jovens pobres e abandonados pela sociedade. Em vista destes destinatários privilegiados trabalhamos também nos ambientes populares, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social, e entre os povos ainda não evangelizados. Ser sinais e portadores do amor de Deus é o caminho da nossa santidade o caminho que cada um de nós escolheu fazer ao lado dos jovens.

As atividades e obras através das quais nós salesianos preferimos desenvolver a missão dependem das necessidades e das situações das pessoas que servimos. Realizamos atividades e obras nas quais é possível promover a educação humana e cristã dos jovens como: O Oratório e o Centro Juvenil; A Escola e a Formação Profissional; O internato e o pensionato; A presença no mundo da Universidade; A Paróquia; Obras e serviços sociais para os jovens em situação de risco; A comunicação social (Rádios, TVs,...). Também existem outras novas formas de presença salesiana entre os jovens: A Articulação da Juventude Salesiana; O Voluntariado Salesiano; Serviços de orientação vocacional; Serviços especializados de formação cristã etc.

As Inspetorias Salesianas e a Inspetoria Salesiana do Nordeste

As inspetorias Salesianas são unidades administrativas regionais que coordenam as atividades de um conjunto de obras salesianas. Cada uma se caracteriza por ser uma sociedade civil e religiosa, sem fins lucrativos, de assistência social e de caráter educativo e cultural, cujos objetivos principais são a educação e o amparo à juventude.

A Inspetoria “reúne numa comunidade mais vasta diversas comunidades locais, favorece os vínculos de comunhão entre os sócios e as comunidades locais e oferece um serviço específico à Igreja particular” ( C 157).

A Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil ( Inspetoria São Luiz Gonzaga) nasceu em 1902 e está presente através em Obras Sociais nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Em 2009, contamos com 120 salesianos, dos quais 56 Padres, 15 Coadjutores (dos quais dois são formandos) e 54 são formandos.

Histórico

A primeira casa salesiana do Nordeste foi instalada há mais de 100 anos no Recife, nas proximidades das margens do rio Capibaribe, na Ilha do Leite. Pelas mãos do Padre Lourenço Giordano, a Obra de Pernambuco veio atender aos pedidos das comunidades locais e a ordens diretas de Dom Bosco, posteriormente ratificadas pelo Padre Rua.

Em 1902, com o trabalho já semeado e dando frutos em outros estados da região, foi criada a Inspetoria do Norte do Brasil. O primeiro Inspetor foi, com justiça, o Padre Giordano, encarregado da animação de 33 salesianos, em cinco jovens Obras na Bahia, Sergipe e Pernambuco.

Respondendo às necessidades do povo e sendo por ele sempre bem acolhidos, os salesianos dedicaram-se a Obras particularmente ligadas aos jovens, no Norte/Nordeste do país. Hoje, Dom Bosco está presente em Obras Sociais nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Com toda a adversidade, entretanto, os salesianos prosseguem seu trabalho. Levantando a bandeira da educação/formação eficiente, as Obras superam o assistencialismo e abrem reais perspectivas de um futuro melhor e mais seguro para os jovens nordestinos.

Plena de esperança, prossegue a missão educativo-evangelizadora da Inspetoria Salesiana São Luís Gonzaga, atuando em Oratórios, Escolas Profissionalizantes, Colégios - que destinam verbas para as Obras Sociais -, rádios comunitárias e colônias de férias. Mediante a prática educativa e promocional, os salesianos buscam despertar nos jovens a consciência para um Nordeste mais desenvolvido e sobretudo, mais justo.

Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil Rua Estado de Israel, 386 - Ilha do Leite - Recife/PE Fone: (81) 2102.0800